Muitas pessoas não percebem que, à medida que a tecnologia evoluiu ao longo dos anos, o papel do contador também. De fato, seu contador deve estar trabalhando ativamente com você para aproveitar essas ideias e impulsionar seus negócios para o próximo nível, além de garantir que qualquer medo e dúvida sobre si mesmo estejam aliviados.
O papel tradicional do contador era o de “guardados de livros fiscais”, mas atualmente um bom contador olha além dos números ao invés de apenas apurar as receitas e despesas.
De fato, se o seu contador não estiver fornecendo informações além do imposto que você deve pagar, poderá estar com problemas. Pesquisas de um dos grandes bancos mundiais sugerem que 82% das falhas de negócios se devem à falta de dinheiro. E daqueles que ficam sem dinheiro, 70% são negócios lucrativos. Para o consultor de negócios Isaac Gommers,
“[…] um lucro é realmente apenas parte do desafio, a maioria das empresas que fracassam devido ao fluxo de caixa insuficiente poderia evitá-lo investindo mais tempo e dinheiro no planejamento futuro. Mais frequentemente, os empresários não são contadores, portanto devem procurar suporte e experiência ao mapear seu futuro financeiro.”
Pense dessa maneira: enquanto você é o capitão do seu navio, seu provedor de contabilidade deve ser o primeiro companheiro e especialista em navegação.
Com os vários desafios enfrentados por qualquer empresário, confiar em seu contador significa liberar tempo ou reduzir o estresse do desconhecido. Se eles puderem liberar algum espaço, isso poderá ser investido na otimização, crescimento e expansão dos negócios.
Um ‘contador como consultor’ deve ter habilidade em todos assuntos relacionados a gestão empresarial, fornecendo perspectivas e conselhos valiosos para aliviar os medos que você naturalmente enfrentará.
Portanto, um bom provedor oferece contabilidade como um serviço “básico”. Os números são e sempre serão importantes, mas há muito mais por trás disso. Seu contador está ajudando você?
Texto adaptado de RightWay Co.