Atente-se ao fluxo de caixa. Isso é importantíssimo nesse momento. Se você não tiver um controle, nos chame! Vamos ajudar você a colocar em prática.
Suas vendas poderão parar nesse período e isso significa que seu fluxo de caixa deixará de receber dinheiro daqui um tempo. Porém, suas despesas precisam ser equilibradas para que a sua Reserva de Caixa suporte esse período.
1) Aja antecipadamente. As negociações com fornecedores se tornam mais amigáveis e menos custosas.
2) Sugerimos essa ordem de prioridade para pagar as despesas: Salários, Fornecedores-chave, Energia e Telefonia, Aluguel, Bancos, Impostos e outros.
3) Aluguel: Se você paga aluguel, contate já a imobiliária ou o locador e negocie valor e prazo de pagamento.
4) Impostos: os impostos do Simples Nacional foram prorrogados. Isso fará você ganhar fôlego financeiro. (novas medidas provavelmente serão publicadas pelo Governo Federal. Vamos aguardar!).
5) Empréstimos/Financiamentos bancários: ligue para o seu Gerente e avise que não conseguirá pagá-lo. Já temos medidas do Governo para flexibilizar essa negociação com os bancos. Então não leve muito tempo! Já aproveite a ligação e cheque as linhas de créditos que você tem disponível para a tomada de dinheiro.
6) Parcelamento de impostos: fale conosco! Vamos checar para você quais serão os riscos de romper o parcelamento (não tem como deixar de pagar salários para pagar impostos).
7) Estoque: não se comprometa com novas compras. Mantenha seu estoque no nível mais baixo possível.
8) Folha de pagamento: o Governo publicou algumas medidas para diminuir o custo de salários. Fale com a gente sobre isso! Temos todos os caminhos estruturados para você tomar as decisões sobre a sua folha.
9) Fornecedores: entre em contato com seus fornecedores e prestadores de serviços. Mas antes, faça uma análise checando qual é o montante da sua despesa fixa mensal e quanto cada Fornecedor tem de participação no montante total. Comece negociando com os fornecedores que tem mais de 5% de participação do total das suas despesas.
10) Retirada dos sócios: se planeje no seu orçamento doméstico. Não sacrifique a empresa com retiradas excessivas nesse momento, isso pode te custar caro. Retire estritamente o necessário para você e sua família.
Estamos à disposição para orientar suas decisões, chame-nos!
Por
Rubens Corrêa Junior